Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de abril de 2012

Geografia-Urbanização Europeia


Urbanização Europeia

A Revolução Industrial trouxe como consequência a rápida e intensa urbanização, pois houve uma grande mecanização do campo que substituiu a mão-de-obra não qualificada, assim muitas pessoas ficaram desempregadas e foram para a cidade em busca de melhores condições de vida e de empregos nas fábricas e indústrias. O deslocamento de pessoas do campo para as cidades determinou a urbanização da sociedade. Na Europa ocidental, cujos países são altamente industrializados, esse equilíbrio parece já ter sido atingido. A população das cidades europeias, em alguns casos, chaga a 90% da população total.
Entende-se, assim, por que a maior parte da população economicamente ativa da Europa ocidental atua, há algumas décadas, no setor terciário (comércio e serviços), cujas múltiplas atividades desenvolvem-se exclusivamente nas cidades.

Urbanização: É o aumento da população urbana em relação a população rural, o deslocamento de pessoas do campo para as cidades em busca de melhores condições de vida. 

Crescimento das Cidades: É quando o percentual da população das cidades cresce, mas o da população do campo continua crescendo por igual, temos somente o crescimento das cidades.

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito bom, mas incompleto este texto. Quais as principais características do processo de urbanização europeu? Em que se diferencia das urbanização brasileira?

      Excluir
  2. pode ate parecer pouca coisa mas o assunto e bem esplicado

    ResponderExcluir
  3. Muito bem elaborada a redação deste conteúdo, porém, sinto que falta um fechamento das ideias de conclusão do processo de urbanização... poderia ter havido uma exemplificação do crescimento da cidades.

    Parabéns pela elaboração e pela partilha.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir