Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de abril de 2012

Geografia-Plano Marshall e OTAN e a Xenofobia na Europa Ocidental


Plano Marshall e OTAN

Em 1948 os Estados Unidos criaram o Plano Marshall, que consistia em fornecer empréstimos para o Reino Unido, Alemanha, França, e a Itália pudessem recompor suas indústrias. Dessa maneira poucos anos depois em particular a Alemanha Ocidental, destacava-se novamente como uma potencia econômica mundial. Este plano teve como objetivo econômico o investimento de capital e tecnologia Norte América na Europa, o que aumentou os lucros dos Estados Unidos. Mas tiveram também claros objetivos políticos, dos quais o mais importante foi o de conter o avanço do socialismo e portanto fortalecer o capitalismo.
Do ponto de vista militar os Estados Unidos impôs seus interesses com a criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em 1949. Essa organização, uma aliança militar firmada com a França, Reino Unido, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Islândia, Itália, Espanha, Portugal, Noruega, Dinamarca e Canadá teve e ainda tem como objetivo a defesa das instituições livres e a colaboração na resistência e na defesa mutua em caso de ataque de um país inimigo. A OTAN visava portanto a expansão do socialismo na Europa, mas nos dias de hoje após a crise do socialismo a OTAN volta-se mais para os problemas de guerras locais, como no caso da antiga Iugoslávia.

Plano Marshall: Consistia em fornecer empréstimos para os países vitimas da guerra, para recompor sua economia.

OTAN: É uma aliança militar com alguns países europeus, que tem o objetivo a defesa das instituições livres e a colaboração na resistência e na defesa mutua em caso de ataque de um país inimigo.


Xenofobia na Europa Ocidental

Xenofobia é o preconceito com imigrantes.
Na Europa ocidental desde a década de 1950 até o início da década de 1970, houve um grande desenvolvimento na economia europeia, que fez com que se precisasse de muita mão-de-obra, para trabalhar em empregos menos qualificados e pesados, e a população local não estava se sujeitando a esses empregos fazendo com que muitos migrantes viessem para os países de alta industrialização. Porém em meados da década de 1970 houve um grande desenvolvimento tecnológico, chamada de terceira Revolução Industrial que fez com que substituísse trabalhadores menos qualificados por máquinas e robores e o desemprego atingiu muitas pessoas, tanto os migrantes quanto a população local. Uma das soluções para acabar com o desemprego era criando várias obras públicas que gerasse emprego para a população, diminuir a jornada de trabalho possibilitando que mais pessoas possam trabalhar.
A população local pensa que o grande desemprego e a diminuição do padrão de vida são culpa dos estrangeiros que vieram para lá e pegaram seus empregos, mas na verdade é uma consequência da mudança econômica que ocorreu em meados da década de 1970. Há muitos grupos racistas e neonazistas se formando e descriminando os estrangeiros.

Um comentário: