Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de abril de 2012

História- Aprenda um pouco sobre a história do nazismo


O que é nazismo?

É um sistema político que tinha como líder Adolf Hitler. O partido em si acreditava numa pátria próspera através da conservação de seu povo, a raça ariana ou a raça nórdica européia, durante esse período houve períodos em que o mal da Alemanha devia ser eliminado, ou seja, os judeus, segundo Hitler. Nesse período a Alemanha prosperou como nunca e se reergueu de um caos, e de uma pós guerra, e todos os sofrimentos e humilhações do Tratado de Versalhes.

Um pouco sobre Adolf Hitler

Adolf Hitler, ditador alemão, nasceu em 1889 na Áustria. Foi o líder do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, ele queria dominar o mundo e proclamar a supremacia da raça ariana sobre todas as outras, ordenou a morte de todos que se opunham as suas idéias e também a quem não fosse ariano puro.
Em 1945 tiveram, evidencias que Hitler e sua amante tiveram seus corpos queimados em um abrigo subterrâneo.
Veja a foto abaixo de Adolf Hitler.
 


O Futebol Nazista

O estudo buscou, em 40 arquivos diferentes, informações sobre o papel político da Federação Alemã de Futebol entre 1933 e 1945. Segundo Havemann, a relação inicial da DFB com o nazismo era mais uma questão de sobrevivência do que um interesse ideológico. A crise mundial de 1929 afetou também a DFB, que a partir de 1933 fez uso do apoio nazista para garantir sua existência.
Após os Jogos Olímpicos de Berlim em 1936, a DFB não era mais tão interessante para os nazistas, que paulatinamente estatizaram a instituição, expulsando os antigos funcionários de seus cargos. Havemann explica também que somente poucos membros da DFB poderiam ser chamados realmente de nazistas, entretanto a contribuição da DFB para o avanço do nazismo estaria muito ligada, além da ignorância, à ambição profissional de certos funcionários.
Havemann cita o caso do técnico da seleção alemã Sepp Herberger, que apesar de reconhecer as atrocidades do regime, só tinha uma coisa na cabeça: tornar-se técnico da seleção nacional, o que conseguiu a partir de 1937. Herberger continuou sendo técnico da Alemanha após 1945, trazendo ao time nacional o campeonato mundial de 1954. Ele despediu-se do comando da seleção alemã somente em 1964.

Fúria após derrota da seleção

Havemann conta que Hitler raramente ia aos estádios e, depois que os alemães perderam por 2 a 0 para os noruegueses, nas Olimpíadas de 1936, ele ficou tão furioso que nunca mais se interessou por futebol. Para os nazistas, desde o princípio, o futebol era antes de tudo um instrumento de propaganda do regime.
O estudo de Havemann desmonta a tese, até então defendida pela DFB, de que o futebol, no que diz respeito ao nazismo, teria sido apolítico. Segundo o pesquisador, é importante salientar, entretanto, que a posição da DFB não foi melhor nem pior que a de outras empresas ou corporações dentro do país.



Propaganda política nazista

A propaganda política nazista foi um dos fenômenos marcantes deste século. Com ela, Hitler sem recorrer a força militar conseguiu a anexação da Áustria e Tchecoslováquia e a queda da França. Já quando Hitler estava preso, ele começou a perceber que a propaganda seria uma grande arma, talvez uma das mais eficientes, para seu futuro empreendimento. Uma propaganda dirigida às massas, ao povo. Esta também deveria ser adequada a estes interlocutores menos favorecidos intelectualmente.


A economia alemã na época do nazismo

A desastrosa derrota alemã na Primeira Guerra, somada aos efeitos humilhantes do Tratado de Versalhes, foi suficientes para produzir as condições propícias para o nascimento e desenvolvimento do Partido Nazista Alemãs, durante a República de Weimar, nome da nova ordem estabelecida no país desde a derrota na guerra, em 1918.

A instabilidade e as dificuldades da República de Weimar atingiram o seu momento mais crítico no ano de 1923, quando o país viveu o descontrole financeiro e uma inflação superior a 17 000%. Frente à crise, Hitler tentou um frustrante golpe de Estado, que ficou conhecido como Putsch de Munique. Preso, escreveu o livro Mein Kampf (Minha luta), no qual expôs suas idéias políticas, fundadas nos princípios de totalitarismo, naciolismo, racismo e expansão territorial.

Um comentário: